domingo, 25 de julho de 2010

Em defesa da Cultura

No dia 22 de julho, em Franca, SP, Kleber Gabriel entregou nas mãos do candidato ao Governo de São Paulo pelo PSB, Paulo Skaf, uma carta confeccionada pelo movimento cultural Elo Cultural do Vale do Mogi, do qual é co-fundador e atual Secretário. A carta apresenta proposituras para a Gestão Cultural do Estado.

Há anos, o Elo Cultura tem discutido a Cultura em reuniões públicas e ações de fomento. Porém, a gestão cultural está sempre em segundo plano nas administrações em geral. A luta é pela sua centralização, pelo entendimento dos governantes de que a Cultura possui papel estratégico e pode contribuir para a sustentabilidade econômica e social, além de seu aspecto simbólico que traz resultados positivos em todas as áreas, como saúde, desenvolvimento, educação, meio ambiente, entre outras.

A tão falada inclusão social não existe sem a verdadeira inclusão cultural. Uma pessoa que não tem espaço para se expressar, para criar e para viver com plenitude sua cultura, jamais poderá ser considerada incluída socialmente.

Precisamos de um política pública que permita o fortalecimento cultural de todos os lugares desse Estado. Que estabeleça condições tanto para preservação da memória (tão sofrível) como para investimento em novas expressões. Todos precisam de um olhar diferenciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário